fundo

4 de janeiro de 2013

♥ 16 meses, meu amor



Meu amor pequenino, completas hoje 16 meses.

Não me canso de olhar para ti e admirar o quanto estás crescido e "tão tu".

Este mês deste dois grandes tombos e um deles acabou no hospital a fazeres raio-x e a mamã a segurar a tua cabeça ("enclausurada" num fato de chumbo até aos pés) e a precisar que segurassem nela.

Não páras quieto um único segundo e a cada instante me pergunto como não te cansas!

Como tal eu sinto que passo os dias (cada segundo) que estou contigo a dizer "Não, A.", "Não podes fazer isso!", "Não! Não! NÃO!". 

E tu olhas para mim, com um olhar matreiro e malandro, sorris e segues a tua vida, ou seja, fazes exactamente aquilo que queres fazer. 
E ai de quem se intrometa nas tuas missões, de quem te impeça de fazer o que queres! Temos birra na certa, muita choradeira, muito espernear, muitos gritos... E é uma batalha que andamos a travar! e que será para muiiiiito tempo!

Continuas a adorar fazer recadinhos. Adoras que te mandem colocar a fralda no lixo, levar a roupa suja ao cesto, levar isto ou aquilo a quem te dizemos.

Adoras tudo que seja "instrumentos de limpezas", ou seja, tudo que sejam vassouras, apanhadores, panos e acho que vou ser uma felizarda com tão exímio ajudante.
Se nos vires a aspirar as migalhas fazes uma fita tremenda por também quereres fazer. E gastas a bateria TODA do aspirador de mão a "aspirar", enquanto dás gritinhos de alegria.

A gaveta dos tachos é tua. É uma festa de tachos e testos pelo chão da cozinha que adoras pôr e tirar.

Comer! Tu adoras comer, experimentar sabores. Fazer-te feliz é também deixar-te experimentar novos alimentos, deixar-te comer.
Ah! e agora enquanto te damos te comer tens SEMPRE que ter na mão uma colher também, que vais levando à boca (com a comida do prato) nos intervalos das colheradas que te damos. E enquanto não te dermos uma colher para a mão reclamas e apontas para a gaveta dos talheres até te fazeres entender.

Não gostas de gorros, ou chapéus. Não gostas de vestir casacos e mal te desaperto os botões ou fecho apressaste a tirá-lo.
Mas adoras as luvas de cozinha, onde enfias orgulhosamente a mão e nos mostras.

Adoras as brincadeiras tontas dos papás e ris-te imenso com as cantilenas e coreografias que invento para ti. E eu confesso que também adoro fazer estas palermices todas para o meu público preferido, tu!

Fazes muitas fitinhas e gostas de te exibir.

Por outro lado "aprendeste" a ter vergonha. A esconderes a cara, a agarrares a mamã quando não te sentes seguro, a não ir para o colo de todos, a virar o rosto quando te abordam e a franzir a sobrancelha quando não te estás a sentir confortável. 
Sei que é uma fase e também faz parte, mas é estranho ver-te assim mais "bichinho do mato".

Este mês andaste pela primeira vez no carrocel e gostaste. No meu colo, muito atento e admirado e não choraste.

Viste o Pai Natal e ficaste encantado com a árvore de Natal, com as luzes, com o menino Jesus (era ver-te a dar beijinhos ao menino Jesus, sempre que pedíamos), com os presentes (na noite e no dia de Natal), com as brincadeiras com os priminhos pequenos.

Estiveste com amiguinhos bons, amiguinhos doces e portaste-te bem (confesso que receei). Aliás portaram-se todos muito bem e adorei ver-vos interagir. Espero que esses amigos te fiquem para a vida.
  
Passaste o ano connosco porque insistias que dormir não era para tão cedo e tinhas que brindar a 2013 acordado. E não tiveste medo dos foguetes, do barulho. 

E eu gostei muito que nos tivesses acompanhado na passagem do ano. 
E contigo ao meu colo desejei muito que tudo nos corresse bem. 
Que estivessemos sempre juntos e felizes, os três. 
Que tivesses os teus avós presentes na tua vida por muitos e bons anos.
Que tu crescesses saudável, lindo e muito feliz.

Amo-te muito, meu amor pequenino.
Amo-te a cada instante* 


9 tretices:

Magui disse...

Até estou emocionada ao ler-te... Tens um A. tão lindo, tão doce, tão decidido (e esta parte embora nos aflija muito e cause birras é tão bom sinal)... Ele está tão grande e é tão boa esta fase em que são uma esponja para aprender tudo o que ensinamos e que ao mesmo tempo fogem do nosso colo para descobrir o mundo...

E sim ele portou-se muito muito bem, aliás porta-se sempre! Tu é que estás traumatizada com o mini A. que berrava por tudo, mas olha que não é esse o A. que eu conheço, eu vejo sempre um principezinho bem comportado...
Um beijinho enorme para vocês

Princesa sem Reino disse...

O A. que nós vimos é um doce de menino. Lindo, lindo, lindo. Uma ternura! Esta fase deles é gírissima!!! Um grande beijinho de parabéns pelos 16 meses, a sweet sixteen!!!

Miú Segunda disse...

Que lindo presente de "mêsversário" - um relato tão pormenorizado de todas as pequenas conquistas deste bebé tão fofo! Um beijinho grande para ambos

Pampa disse...

Revejo me nesse amor sem limites, nas tolices que nós, mães e pais, fazemos para ver os nossos pequenos mas tão grandes amores a rir. Adoro quando quer colo,porque sim, porque mãe é mãe e nós somos as deles. As mães deles. É isso. Mãe, é muito mais do que imaginava ainda há um ano atrás. Beijinho grande nos dois :)

Adoro-te Mamy... disse...

Oh querida conseguiste deixar as lágrimas cair, tão bom de ler, que este princepe se faça sorrir sempre todos os dias com muita intensidade!
Um xi♥ muito grande para vocês

raquel disse...


obrigada a todas.
um beijo enorme*

Mom Butterfly disse...

Parabéns ao A. É tão bom ler estes relatos e ver como eles crescem e se tornam ainda mais lindos!

Ana Princesa disse...

Fofinho!
Este ano tb foi muito especial e tinha o meu maior desejo ao colo!
É muito bom!
:)

raquel disse...


um beijinho e obrigada pelas palavras*

Quem passa por cá