fundo

25 de janeiro de 2012

A questão do ferro.

Anda a martelar-me na cabeça.
O pediatra do A. nunca nos falou que lhe teria que dar ferro.
Tenho uma amiga que teve um bebé duas semanas depois do A. nascer e dá-lhe ferro desde o segundo mês. Apenas por estar a leite materno em exclusivo, diz o pediatra dela.
Esqueci-me de questionar o pediatra do A. quando lá fui na consulta dos 4 meses, e quando fomos ao centro de saúde, para as vacinas, a médica perguntou-nos se o pequenino estava a tomar, e que era aconselhável uma vez que continuava a leite materno.
Não me apetecia estar a ligar ao pediatra para lhe perguntar isto, pois confio nele e parece que estou a pôr em causa alguma coisa... Então, fiz uma pesquisa pela net e não encontro nada de muito fiável e concordante. E agora fiquei cheia de dúvidas!
Será que o pediatra do A. se esqueceu disto?

8 tretices:

M.P. disse...

Não sei ajudar-te. Como sabes, o J. mama desde os 15 dias de vida LM+LA. Não toma ferro. O pediatra nunca falou disso. Mas no teu lugar telefonava ao pediatra ou, se a próxima consulta não estiver muito longe, aguardava...
Beijinhos aos dois!

raquel disse...

Pois.
Acho que vou aguardar pela próxima consulta, no dia 02.02.
Realmente não consigo chegar a nenhuma conclusão por aquilo que vou lendo...
Obrigada, querida.
Beijinhos para vocês os dois*

Princesa sem Reino disse...

A F. não toma ferro, mas ela desde a primeira semana de vida que só bebe LA... Por isso não te posso ajudar minha querida!

Beijo enorme

raquel disse...

Obrigada, querida.
Beijo grande*

Orquídea Gonçalves disse...

Minha querida, conheci hoje o teu cantinho e só hoje vi esta tua dúvida! Olha, como sabes os meus meninos foram todos alimentados em exclusivo a LM até aos 6m e nunca lhes foi receitado ferro. Quando o João era da idade dos nossos pequeninos, surgiu-me a mesma dúvida e pelo mesmo motivo que tu... ainda comprei um frasquinho e tudo mas depois o pediatra disse para não dar, que não era necessário pois ele estava bem. Que eu é que tinha que ter uma alimentação diversificada. E assim foi e sempre foram todos saudáveis!

Beijinhos

Orquídea

4D disse...

Os meus nunca tomaram. Nunca. Mas olha, a Muxy, que é pediatra, deixou dois comentários super interessantes no post dos 5 meses da C. Vai lá ver. Acho que pode ajudar com essa tua dúvida. segundo ela os bebés que mamam em exclusivo não precisam mesmo porque até aos 6 meses, o leite tem o ferro necessário. A partir dos 6 meses é outra conversa e por isso é tão importante a sopa. mas nem é tanto a sopa-vegetais, mas a sopa por causa da carne. E por isso os médicos muitas vezes dizem para começar aos 5 meses e meio a sopa para aos 6 já poder introduzir a carne.

raquel disse...

Orquídea, que surpresa ver-te por cá. Que boa surpresa.
Acreditas que hoje pensei em ti imensas vezes? Incrível.
Obrigada pela tua partilha... Fico muito mais descansada. É que até andava com peso de consciÊncia por não ter ligado ao pediatra, e ser realmente muito importante.
Como anda o teu Ivo lindo? Melhor das cólicas?
Beijinhos muito grandes para vocês*

raquel disse...

Duchess,
Aí que fui logo a correr ler os comentários da Muxy (também costumo acompanhar o blog dela).
Pronto, estou de consciência tranquila. A Orquídea já me tinha descansado, também.
Vou à consulta com o A. na quinta-feira e vou ver o que o pediatra vai setenciar em relação à comidinha. Sopa ou papa, e de que forma.
Beijinho enorme e obrigada*

Quem passa por cá