fundo

23 de fevereiro de 2012

Dormir*

Pequeno A. não gosta de dormir. 

Pequeno A. combate o sono de uma forma hercúlea. De uma forma que nunca suspeitei ser possível.

Pequeno A. não faz sestas durante o dia. Consegue passar uma manhã inteira e uma tarde inteira sem dormir um único segundo. E quando conseguimos que adormeça fica satisfeito com 10 minutos de sono.

Pequeno A. faz birras enormes porque está desesperado de sono, mas não quer dormir.

Pequeno A. começou a ficar na avó ontem porque a mãe tem que trabalhar. A mãe quer muito que ele aprenda a estar sossegado e deixe a avó fazer mais alguma coisa para além de conversar e brincar com ele.

Pequeno A. só quer brincadeira, colo, passeio, conversa, mimos, e muita atenção.

Pequeno A. tem que aprender a confortar-se e a entreter-se. E a mãe não sabe mais o que fazer para o ajudar neste processo.

5 tretices:

Anónimo disse...

So true!
Eles lutam mesmo contra o sono. têm um mundo novo para aprender e conhecer e dormir é um desperdício de tempo. E nós mães é que chegamos ao fim do dia esgotadas.
O Valentim também teve fases de dormir 10 minutos de dia e ficar satisfeito. E para mim era um transtorno enorme porque não conseguia fazer quase nada. Mas à noite dormia sempre a noite toda. São fases.

Magui disse...

O Francisco também teve fases assim de não pregar olho uma manhã ou uma tarde inteira, agora luta contra o sono mas acaba por fazer umas sestas de 30 minutos (podemos cronometrar)... Os meus truques é nunca o por em posição de dormir (vou-o deitando devagar e andando e cantando) e ponho musica (baby vivaldi)... Vai resultando mas quando eles não querem não adianta...
O Francisco até no carro só adormece se estiver caidinho de sono e acorda passados 30 min, nem por isso dorme uma sesta maior!
Agora o pediatra mandou-me comprar uma aranha/voador porque diz que eles têm muita energia e têm que se cansar para depois dormirem bem!
Experimenta...
Beijinhos grandes

raquel disse...

Rita Catita, é isso mesmo! Eles devem pensar que dormir de dia é para os fracos. Só pode!
O problema é que não conseguimos fazer nada.

Magui, 30 minutos sempre é mais qualquer coisinha.
Eu vou tentando de tudo mas ele é persistente. Essa do baby vivaldi tenho que experimentar.
Isso de os cansar agrada-me... Porque pequeno A. parece que nunca se cansa.
Vou pensar seriamente nisso.

Beijinhos grandes para as duas*

Vanilla disse...

Tens algum doodoo com a Bia foi tiro e queda! É mau porque agora não dorme sem ele, mas acabaram-se as birras do sono, assim que começa a respingar põe-se o doodoo, a chucha e é automático, fecha logo os olhos!

raquel disse...

Eu bem tento, Vanilla.
Dou-lhe o doodoo, a ovelha Lela (que adora) ele amarra-se a eles durante um bocado, esfrega a cara cheio de sono e começa a choradeira porque não quer dormir :S...

Quem passa por cá